quinta-feira, 4 de novembro de 2010

MANINHO E MANINHA - PARTE 1

"Maninho e Maninha" ou "Irmãozinho e Irmãzinha" ("Brüderchen und Schwesterchen") é um conto escrito pelos irmãos Grimm e faz parte da coletânea "Contos de Grimm" (Alemanha, 1812).

No Brasil, fez parte da coleção "Jóias da literatura infantil" (Livraria Martins Editôra, circa 1961) com tradução e adaptação de Jacob Penteado. É baseada nessa versão que estou adaptando essa história.




OS DOIS ORFÃOZINHOS

Era uma vez, à beira de um velho bosque, um maravilhoso castelo, circundado por um enorme jardim, onde havia lagos artificiais cheios de peixinhos coloridos, flores perfumadas e um balanço de ouro onde, desde a manhã até a noite, brincavam duas lindas crianças: a princesa Áurea (assim chamada por causa de seus cabelos dourados) e seu irmãozinho, o príncipe Florindo (uma criança de rosto tão belo e delicado quanto uma flor). Maninho e Maninha, como eram conhecidos, viviam felizes com seus pais, o Rei e a Rainha.

Um dia, uma velha Bruxa penetrou no castelo e se escondeu na chaminé da lareira. Quando não havia ninguém por perto, saiu sorrateiramente de seu esconderijo e matou a Rainha, sufocando-a. Ninguém soube o motivo da morte repentina da jovem soberana e, por três anos, três meses e três dias, o Rei chorou, as crianças não brincaram e as janelas do castelo ficaram cobertas por cortinas negras, em sinal de luto. Um dia, vendo a tristeza de seus filhos, o Rei mandou que as cortinas fossem retiradas e mandou as crianças ao jardim para brincar.

Notando um início de alegria na mansão, a Bruxa (que havia passado todo aquele tempo escondida, deliciada com o infortúnio daquela família) saiu para buscar sua filha, Maligna, no Reino do Mal, e ambas, disfarçadas com vestidos maravilhosos, apresentaram-se ao Rei. Este, ingênuo e atarefado com os afazeres do governo, procurando uma nova mãe para seus filhos, acreditou que a Bruxa seria a melhor candidata para tal e a desposou. A partir de então, Maninho e Maninha passaram a sofrer com os desaforos da nova irmã e com os castigos injustos da madrasta. O Rei nada percebia porque a Bruxa, todas as noites, dava-lhe um chá "calmante para a tosse", que, na verdade, era um veneno que o matou em pouco tempo.

Assim que o Rei morreu, a Bruxa fez os dois irmãozinhos vestirem roupas velhas e remendadas e ordenou a um servo que os abandonasse no bosque. Este, chorando, suplicou-lhe que não o obrigasse a fazer semelhante coisa. A Bruxa, então, desembainhou uma espada que estava pendurada na parede e decepou-lhe a cabeça. Chamou outro servo, mostrou-lhe o que acontecera ao primeiro e deu a mesma ordem. Este, impassível, negou a tarefa e foi morto da mesma forma que o outro. A Bruxa chamou um terceiro servo e deu a mesma ordem.

Este, jovem e astuto, concordou em levar as crianças para o bosque naquela mesma noite. Saindo da presença da Bruxa e sem dizer nada a ninguém, embrenhou-se no bosque, no ponto mais distante do castelo e, rapidamente, construiu uma choupana e colocou ali duas caminhas. Retornou ao castelo e encheu uma sacola com mantimentos gostosos. Quando anoiteceu, o fiel servo levou as crianças para a choupana, explicou-lhes o ocorrido e foi embora, prometendo voltar para visitá-los quando pudesse.

10 comentários:

  1. Estou encantada li esta historia aos dez anos estou com 47 e nunca achei alguém que a conhecesse.parabéns gostaria de ler o final pois não lembro mais.

    ResponderExcluir
  2. Estou encantada li esta historia aos dez anos estou com 47 e nunca achei alguém que a conhecesse.parabéns gostaria de ler o final pois não lembro mais.

    ResponderExcluir
  3. Estou encantada li esta historia aos dez anos estou com 47 e nunca achei alguém que a conhecesse.parabéns gostaria de ler o final pois não lembro mais.

    ResponderExcluir
  4. Estou encantada li esta historia aos dez anos estou com 47 e nunca achei alguém que a conhecesse.parabéns gostaria de ler o final pois não lembro mais.

    ResponderExcluir
  5. Estou encantada li esta historia aos dez anos estou com 47 e nunca achei alguém que a conhecesse.parabéns gostaria de ler o final pois não lembro mais.

    ResponderExcluir
  6. Estou encantada li esta historia aos dez anos estou com 47 e nunca achei alguém que a conhecesse.parabéns gostaria de ler o final pois não lembro mais.

    ResponderExcluir
  7. Li esta história quando ainda era bem criança. E já estou com 58 anos.

    ResponderExcluir
  8. Li esta história quando ainda era bem criança. E já estou com 58 anos.

    ResponderExcluir
  9. Eu já li a 50 anos essa estória. Gostaria de ler o final.

    ResponderExcluir
  10. Eu li esta historia faz muitos anos, nao me lembro se foi as 14 anos. Hoje tenho 53 e me lembro de tudo...depois que eles ficaram no bosque, maninha conheceu um príncipe que estava caçando e quase o matou seu irmão...e eles foram viver no palácio felizes e ela levou seu irmão. Mas ele sempre voltava nos bosques e ela sempre cuidava dele e todos os conheciam...passado alguns anos eles se casaram e tiveram um filho e novamente a bruxa maldosa apareceu e jogou outra maldição que a deixou invisível e somente seu filho a via e seu irmão maninho(que ainda estava em forma de cervo)...todas as noites quando seu filhinho estava chorando ela sempre aparecia e o ninava e ele parava de chorar...ficou assim muito tempo, até que um dia o príncipe seguiu a voz(rs.rs.rs. ou ouvi-o...sei lá) e a abraçou e o encanto foi quebrado e ela viltou a forma humana e seu irmãozinho também...e a bruxa morreu me parece(graças a Deus, já passou da hora mesmo, rs,rs,rs) e eles viveram felizes para sempre...muito lindo eu li o Livro com capa dura e lindas imagens da historia...são lembranças maravilhosas que eu guardo com muito carinho....

    ResponderExcluir